sexta-feira, 15 de abril de 2011

A Discriminação na Sala dos Tribunais


A tatuagem já existe há aproximadamente 3.500 anos. A tatuagem era uma maneira dos indivíduos de uma mesma comunidade se expressar, e nos dias de hoje, passa a ser considerada como símbolo de marginalidade pela nossa sociedade.

Chegou ao Brasil em 1959, através do dinamarquês chamado Knud Harald Lucky Gersen. Logo se estabelecendo em Santos-SP, utilizando seu talento e técnicas de desenhista e pintor profissional para tatuar.

Uma das questões atuais é a discriminação em concursos para juiz. Este pensamento preconceituoso de nossa sociedade tradicionalista só contribui para o setor jurídico neste país ser remanescente ao Colonial. Absolutamente elitário.

Será que um profissional da área jurídica com calça jeans é menos competente?

Os cargos de Direito e alguns demais prezam pela aparência e postura perante a sociedade. Contudo, os profissionais da área jurídica também possuem vida pessoal, valores e princípios em culturas diferentes.

Uma tatuagem em um lugar que as vestes de trabalho cubram, não tende a desacatar autoridade alguma ou mesmo faltar com respeito à sociedade. O que deve ser considerado são o caráter do profissional e sua competência.

Obs.: É permitido candidatos que possuem tatuagem fazerem concurso para Juiz, desde que ela não seja visível. Mas, como vivemos em um país conservador e preconceituoso é bom lerem o edital antes de realizarem a prova, pois lá estão todos os requisitos necessários.

Por Alexandre Lima

17 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sim... Nada contra... Algum dia farei pelo menos uma... =)

    ResponderExcluir
  3. acho que tatuagem é uma coisa que vem do caráter de cada pessoa, é uma escolha, pois é algo que vai acompanhar pra sempre cada individuo, mas isso não demonstra tbm que a pessoa seja ruim por ter uma tatuagem.. ñ conhecem a pessoa muitas vezes e ja julgam por isso, ñ concordo com isso.

    ResponderExcluir
  4. Acho o Brasil um país hipócrita, mas quem o faz assim é o próprio povo acomodado com certas "canetadas de magistrados" dos tempos do vovô, voltando ao tema, não acho que uma tatuagem ou a maneira de se vestir possa influenciar na competência de qualquer profissional seja em qualquer área de atuação, realmente acho taguagem e a forma que nos vestimos algo pessoal, uma extensão da nossa personalidade, digamos, "pra vida toda" como a cor da nossa pele, tipo de cabelo etc. Qualquer repressão contra ao que é diferente temos em definição por RACISMO!

    ResponderExcluir
  5. não faço porque tenho medo de me arrepender, só isso

    ResponderExcluir
  6. Não tenho preconceito contra tatuagem, so não faço por questões pessoais minhas, porque acho que poderei me arrepender futuramente...

    ResponderExcluir
  7. Quero também dar meus parabéns a este blog super legal! :)
    E sou super a favor dar tatoos :)
    Tenho muita vontade de fazer uma!
    by: http://dodsonhosdeumamenina.blogspot.com/

    Diary of Dreams, Sonhos de menina!
    Venha sonhar com a gente!

    ResponderExcluir
  8. Não podemos descriminar as pessoas por uam simples tatuagem, cada um é cada um ué, gosto não se discuti...
    Não sabia dessa informação sobre o concurso para ser Juiz..
    Legal, adoro o seu blo estou seguindo..
    Quase fiz direito rs
    beijo
    http://marifriend.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Discriminação, preconceito, racismo...
    Pô vei em pleno século XXI o pessoal ainda tem essas coisas em mente

    Naum tem nada contra a tatuagem
    tatuagem naum define caráter
    se definisse Chester do Linkin Park Era o pior traficante do mundo ^^

    ResponderExcluir
  10. Muito legal essa matéria (: ADOREI *-*

    ResponderExcluir
  11. Isso é simplesmente ridículo. Como você disse, desde quando uma tatuagem, uma calça jeans alterará a competência de um juiz? Concordo com você. Nosso país precisa deixar para trás MUITA coisa preconceituosa. O Brasil é um país com muito discriminação.

    ResponderExcluir
  12. nossa, serio que um edital pode proibir alguem por causa de uma tattoo??
    que foda neh...
    eu só tenho 6 ¬¬
    ah, mas nao quero ser juiz mesmo, dhasudhasuh

    ResponderExcluir
  13. Um tema bastante complicado, mas necessário. Na minha opinião, não acho que tatuagem muda caráter de ninguém.

    ResponderExcluir
  14. Ainda hoje nos deparamos com esse tipo de descriminação tão antiga, no mundo estremamente globalizado e antenado com tantas midias ao nosso dispor vemos setores da sociedade que incistem em se manter nos padrões passados que não dão espaço para novas caras surgirem, porque pra mim isso só passa de nepotismo barato, porque você não ve esses filinhos de papai com tatuagem pra não generalizar eu conheço alguns que são marginalizados pela própria familia.
    startte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Tatuagem não interfere em nada na competência - Fato! E nem deve ser usada como critério para eliminar o candidato, ainda mais numa área que corresponde ao direito... Beira a hipocrisia.
    Contudo, como a sociedade ainda é preconceituosa... continuamos a esbarrar com tais situações!

    ;D

    ResponderExcluir
  16. eu sou a favor da tatuagem, desde que não seja explicita

    http://diegoojm.blogspot.com/

    ResponderExcluir